O Consórcio Público Intermunicipal do Agreste Pernambucano e Fronteiras (CONIAPE) marcou presença de destaque no VI Congresso Pernambucano de Municípios, realizado pela Associação Municipalista de Pernambuco (AMUPE) entre os dias 15 e 17 de abril no Centro de Convenções de Pernambuco. O evento, que reuniu gestores municipais de todo o estado, proporcionou um espaço para debates sobre temas relevantes para o desenvolvimento local, além de oportunidades de networking e parcerias.

O CONIAPE manteve um stand durante todo o congresso, onde sua equipe, Antonio Fernando, Superintendente de Educação, Cláudia Guerreiro, Superintendente de Meio Ambiente e Andréa Araújo, Superintendente de Saúde, receberam os prefeitos, secretários municipais e outros representantes, tanto consorciados quanto não consorciados. O objetivo foi apresentar as ações e serviços oferecidos pelo consórcio, além de estreitar laços com os gestores municipais e discutir soluções conjuntas para os desafios enfrentados pelas cidades pernambucanas.

A participação do CONIAPE no VI Congresso Pernambucano de Municípios foi considerada um grande sucesso pela equipe do consórcio. “Este evento foi uma ótima oportunidade para fortalecermos nossos laços com os gestores municipais e apresentarmos as soluções que o CONIAPE oferece para o desenvolvimento local”, afirmou o presidente do CONIAPE, Josafá Almeida. “Acreditamos que o municipalismo é fundamental para o progresso do nosso estado, e estamos sempre à disposição dos municípios para colaborarmos na construção de cidades mais prósperas e sustentáveis”, completou.

Durante o congresso, o CONIAPE teve a oportunidade de apresentar sua atuação em diversas áreas, como:

Saúde: O consórcio oferece aos municípios consorciados serviços de gestão da saúde, como compras compartilhadas de medicamentos e insumos, realização de exames laboratoriais e de imagem, e capacitação de profissionais.
Iluminação Pública: O CONIAPE viabiliza a modernização da iluminação pública dos municípios consorciados, com a instalação de lâmpadas de LED mais eficientes e sustentáveis.
Meio Ambiente: O consórcio oferece soluções para a gestão de resíduos sólidos, como a implantação de aterros sanitários e a coleta seletiva, além de promover ações de educação ambiental.
Educação: O CONIAPE oferece aos municípios consorciados serviços de formação continuada para professores, além de promover a troca de experiências entre as redes municipais de ensino.