Os distrito de Serra de Cachoeira e Chã de Junco, localizado em Vertentes, Pernambuco, testemunhou hoje um marco significativo na sua história com a entrega de 215 títulos de propriedades, 171 em Serra de Cachoeira e 44 em Chã de Junco. O evento, realizado em uma solenidade especial, representou mais um passo crucial na Regularização Fundiária Urbana (REURB) na região, fruto da parceria entre o CONIAPE – Consórcio Público Intermunicipal do Agreste Pernambucano e Fronteiras e a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Rural e Urbano de Pernambuco (FADURPE).

A entrega dos títulos de propriedade é um gesto emblemático que reconhece formalmente o direito de posse das famílias que há anos residem e contribuem para o desenvolvimento da comunidade. Essa iniciativa não apenas garante segurança jurídica aos moradores, mas também promove a inclusão social e o fortalecimento da cidadania.

O evento contou com a presença de autoridades locais, representantes da FADURPE e CONIAPE, além dos beneficiários dos títulos de propriedade. Em seu discurso, o prefeito de Vertentes, Romero Leal, destacou a importância da regularização fundiária para o desenvolvimento sustentável do município, ressaltando o compromisso da gestão em promover políticas que garantam o acesso à moradia digna para todos os cidadãos.

Por sua vez, o presidente da FADURPE enfatizou o trabalho conjunto realizado com o CONIAPE para viabilizar essa entrega, destacando que a regularização fundiária é um instrumento essencial para reduzir as desigualdades e promover a justiça social.

Em meio aos desafios enfrentados pelo país, a entrega desses 215 títulos de propriedade em Serra de Cachoeira e Chã de Junco é um exemplo inspirador de como a parceria entre instituições públicas pode transformar a realidade das comunidades mais vulneráveis, promovendo a justiça social e o desenvolvimento sustentável.

A regularização fundiária é um passo fundamental para garantir o direito à cidade para todos os seus habitantes, e eventos como esse demonstram que é possível construir um futuro mais justo e inclusivo para as próximas gerações.