Meio Ambiente
Home Meio Ambiente

NIESMA – NÚCLEO INTERMUNICIPAL DE ENGENHARIA, SANEAMENTO BÁSICO E MEIO AMBIENTE

O Núcleo Intermunicipal de Engenharia, Saneamento Básico e Meio Ambiente – NIESMA existe desde 29 de abril de 2013, quando da celebração do Protocolo de Intenções do Consórcio Público Intermunicipal do Agreste Pernambucano e Fronteiras – CONIAPE. O Núcleo Intermunicipal de Engenharia, Saneamento Básico e Meio Ambiente – NIESMA existe desde 29 de abril de 2013, quando da celebração do Protocolo de Intenções do Consórcio Público Intermunicipal do Agreste Pernambucano e Fronteiras – CONIAPE.

A implantação do NIESMA foi motivada devido à necessidade para solucionar os diversos problemas comuns aos municípios participantes, seja no tocante à disposição final dos Resíduos Sólidos, já que os aterros sanitários e lixões existentes passaram a fase de encerramento, como também na gestão desses Resíduos Sólidos (limitações de ordem financeira, deficiência na capacitação técnica e profissional, ausência de política ambiental dificultando o gerenciamento dos resíduos sólidos domésticos, de construção civil e de coleta seletiva).

Ações desenvolvidas

  • Elaboração/atualização dos planos diretores dos municípios consorciados;
    Programa de Regularização Fundiária Urbana – REURB.

Planejamento

  • Elaboração e Implementação do Serviço de Inspeção Municipal-SIM;
  • Elaboração do Plano Intermunicipal de Saneamento Básico;
  • Treinamento sobre PGIRS (Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos);
  • Desenvolvimento dos Projetos de Concessão de PPP no setor de saneamento básico, modalidade Res. Sólidos Urbanos (Programa da CEF) com objetivo de promover a gestão sustentável de lixo urbano;
  • Implementação de Usinas de Incineração de Resíduos Sólidos e Geração de Energia Elétrica Limpa.